29 de abril de 2014

Hoje, a sala verde, o 2.º C, o 2.º A e o 3.º B experimentaram "A máquina da poesia". Ouviram poemas dos livros "Mãe", "Palavras pequeninas", "Coração de mãe" e "Querida mãe".
A maquineta foi emprestada pela Sala Amarela (http://salamarela-enxara.blogspot.pt/) do JI da Enxara do Bispo, o educador Henrique Santos, construiu "A máquina da poesia" e emprestou-nos para podermos ouvir belos poemas.





25 de abril de 2014

Dia Mundial do Livro - 23 de abril




"Assinala-se a 23 de abril Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
Como diz na sua mensagem a Diretora Geral da UNESCO, este é o dia para celebrar os livros como a personificação da criatividade humana e do desejo de partilhar ideias e conhecimento, para inspirar a compreensão, a tolerância e a construção de um mundo melhor.
Para festejar a data e promover o prazer da leitura, a UNESCO irá reunir, num mapa interativo disponível no seu portal online, eventos que se irão realizar no mundo inteiro, relativos a esta efeméride. Assim, todas as entidades que celebram o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor são convidadas a participar, inserindo as suas atividades nomapa da UNESCO.
Em Portugal, bibliotecas públicas e escolares aliam-se a esta efeméride, festejando o livro e a leitura ao longo do mês de abril. No site Ler em Todo o Lado podem ser encontradas informações sobre as iniciativas que decorrem em todo o país." Fonte: http://www.rbe.min-edu.pt/np4/1235.html

Dia internacional do livro infantil



"Comemora-se no dia 2 de Abril o Dia Internacional do Livro Infantil. Esta data, festejada desde 1967, foi escolhida pelo International Board on Books for Young People (IBBY) por celebrar o nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.
Desde então, todos os anos um país diferente escolhe um tema, cria uma ilustração e redige uma mensagem de incentivo à leitura e chamada de atenção sobre o valor dos livros para crianças.
Imagine Nations Through Stories é o tema que serve de inspiração à mensagem e ao cartaz deste ano, com origem na Irlanda.
A efeméride é assinalada em todo o mundo por bibliotecas, escolas e outras instituições, onde escritores e ilustradores marcam presença e os mais jovens vivem a alegria e o prazer do convívio com os livros e os seus autores." Fonte: http://www.rbe.min-edu.pt/np4/1205.html

Semana da Leitura Março 2014


Entre 17 e 21 de março decorreu mais uma Semana da Leitura, recheada de leituras e atividades: "Poesias cantadas", "Vamos ilustrar", "Encontro com o escritor Sérgio Franclim", sessões de conto com Leonel Guerreiro, Teatro de fantoches "Robertices" apresentado pelo 3.º A, Exposição "A manta", "países lusófonos" e muito mais...
 Aqui podes assistir a um pequeno vídeo sobre a semana da leitura 2014.
Aqui podes rever as imagens da história que ouviste na biblioteca, durante a semana da leitura.
Uma história de Zézé um menino Cabo Verdiano que sonhava chegar a Portugal.



Autor  - César Madureira
Ilustrador - Manuel Cruz
Editora -  Quidnovi

Aqui fica também alguma informação sobre os países Lusófonos, como é o caso de Cabo Verde.


"Poemas da mentira e da verdade" - Luísa Ducla Soares

No 2.º período o 3.º ano ouviu na biblioteca alguns poemas do livro "Poemas da mentira e da verdade", de Luísa Ducla Soares.

"Poemas da mentira e da verdade"
"Poemas da mentira e da verdade"

Clica no título do livro para conheceres os vários poemas.

"Homem de água" - Ivo Rosati

 "O Homem de água"


"Alguém deixou uma torneira aberta. E o que acontece quando nos esquecemos de fechar a torneira, uma inundação, não é? Ora desta inundação nasceu um homem diferente, de um azul cristalino, e que por onde passava deixava água. E até podia dar de beber a quem tinha sede, mas será que caiu nas boas graças de todos?"

Esta foi a história que as turmas do 2.º, 3.º e 4.º anos ouviram na biblioteca para falar um pouco da temática da água.
De seguida realizaram-se experiências cientificas no laboratório, desenvolvidas pela prof. Laurinda Robalo.