19 de dezembro de 2014

Feliz Natal e Boas Leituras


A BE no intervalo

A assistente operacional Luísa Martins tem garantido a abertura da BE nos intervalos do almoço e da tarde, para que os alunos possam ler, desenhar, utilizar alguns jogos ou até mesmo ver um filme. A BE esteve aberta cerca de 90 intervalos e registaram-se 2708 utilizações presenciais de recursos, distribuídas da seguinte forma:





"Quando crescer vou ser"

No mês de novembro os alunos do 2.º e 3.ºanos usufruíram da atividade “Quando crescer, vou ser”, projeto proposto pelo Serviço de Apoio a Bibliotecas Escolares (SABE) do nosso concelho. A atividade foi dinamizada em parceria com a Dr.ª Carla Rodrigues, técnica da Biblioteca Municipal. Consistiu numa projeção de imagens e esclarecimentos sobre profissões mais antigas, tais como: tanoeiro, sapateiro, moleiro, barbeiro, alfaiate, calceteiro, oleiro e ferreiro. Os alunos puderam observar imagens e alguns objetos característicos destas profissões.


Era uma vez e outras histórias...com Leonel Guerreiro

O professor e contador de histórias Leonel Guerreiro colaborou na apresentação de contos às turmas de JI e 1.º anos da EB1/Ji da Malveira. As sessões decorrem na BE e foram divulgados
os livros “A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas” e “Um beijo para o Pai Natal”. Os professores e educadores mostram-se muito agradados com as sessões, elogiando o trabalho do professor Leonel Guerreiro.


História de Portugal

Decorreram na BE sessões sobre a História de Portugal, de forma a reforçar a matéria lecionada no 4.º ano de escolaridade. A atividade baseou-se nos primeiros povos e na reconquista cristã. Foram visualizados filmes educativos, recursos das BE, “O Homem uma viagem no tempo”, “Era uma vez … de Viriato à Padeira de Aljubarrota”, e foram explorados sites sobre estes conteúdos.


No mês de dezembro as turmas do 3.º ano beneficiaram ainda da exploração interativa de textos poéticos do livro “Poemas da Mentira e da Verdade”, de Luísa Ducla Soares, recomendado na educação literária, metas curriculares. Foram realizados exercícios sobre a constituição de poemas, analisou-se os versos, rimas, estrofes. Os alunos tomaram conhecimento da classificação das estrofes e de recursos expressivos utilizados pela autora (aliteração, repetição, adjetivação, metáfora, comparação).



Aventura no corpo humano

Os alunos do 3.º ano beneficiaram de duas atividades de articulação relacionadas com o currículo. As duas sessões permitiram uma articulação com área de Estudo do Meio, em que houve a exploração do sistema digestivo e do sistema respiratório. Foram explorados sites educativos sobre o assunto, realizaram-se exercícios interativos a partir da Escola Virtual. No que se refere ao aparelho respiratório houve novamente uma articulação com o laboratório científico, nomeadamente com a professora Elsa Ribeiro, para realização de experiências, simulando o funcionamento pulmonar e a situação de um fumador “Garrafa fumadora”.



Ação Champimóvel

Em comemoração do mês internacional das Bibliotecas Escolares os alunos do 4.º ano da participaram no projeto “Champimóvel”, desenvolvido em parceria com a Fundação Champalimaud. Este projeto implicou sessões na BE para preparação dos alunos, em que se fez uma pequena abordagem da célula no nosso organismo e as suas funções. Falou-se também da fundação Champalimaud e dos seus objetivos. Na EB1 da Malveira foi possível utilizar o Laboratório Científico, dinamizado pela professora Elsa Ribeiro para observação de células animais e vegetais através do microscópio. Os alunos realizaram na sala de aula vários trabalhos ilustrativos, relacionados com o tema.