22 de janeiro de 2015

O Nosso Patrono

Os alunos do 3.º ano estão a estudar o passado local. Aqui ficam algumas informações que poderão consultar:


O Nosso Patrono

Armando Figueiredo de Lucena nasceu em 1886 na Vila de Sernancelhe, Beira Alta, indo viver para Figueiró dos Vinhos, com apenas seis anos. Em 1889, com apenas treze anos, foi frequentar a Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, onde é diplomado com o Curso especial de Pintura.
Durante os longos períodos de tempo que passou na Malveira, desenvolveu uma atividade cultural assinalável: em 1926 ajudou a criar o Cine – Teatro da Malveira, de cujo grupo foi encenador.
Aqui pinta alguns dos mais belos quadros românticos com temas bucólicos. No entanto ficou conhecido na Malveira, principalmente, como palestrante e animador da vida cultural local.. Era nessa condição e na qualidade de Diretor Honorário do Externato Secundário da Malveira que abria oficialmente o ano letivo neste estabelecimento escolar.
Veio a falecer em Lisboa em 1975.





Dia do Patrono

O nome do atual patrono foi decidido, por deliberação do Conselho Pedagógico, em Julho de 1992, tendo sido publicado alguns meses mais tarde em diploma oficial (Despacho 219/SERE/92). O estabelecimento passou então a designar-se por Escola C+S Professor Armando de Lucena (mais tarde, Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Professor Armando de Lucena) homenageando-se, deste modo, esta figura querida do povo da Malveira, pela sua dedicação à Vila e, sobretudo, pela sua ação sociocultural.

Por deliberação da Assembleia de escola, de 30 de outubro de 2003, foi decidido comemorar o Dia do Patrono todos os dias 2 de dezembro de cada ano, data da publicação do referido despacho. A mesma designação foi atribuída ao novo Agrupamento Vertical de Escolas da Malveira, criado em 12 de Maio de 2004, por despacho da Direção Regional de Educação de Lisboa.